Exerça, a cada dia, sua melhor versão
A conquista do topo profissional e pessoal, passa pelo exercício diário da excelência. Mas como conseguimos praticar excelência?
Evandro Mota – Muito se fala em excelência, mas nem todo mundo entende e consegue viver na excelência. Quando a ideia é assimilada, é meio caminho andado para se conseguir viver na excelência. Para viver na excelência você não precisa ser o melhor, você precisa continuar melhorando sempre. Estar em sintonia com o “ser um você melhor” é a única garantia de dias melhores. E isso está ao nosso alcance fazer. Você sempre encontrará espaço para exercitar a melhoria constante nas diversas áreas da vida. Ser uma melhor pessoa, um melhor filho ou filha, um melhor cônjuge, um melhor pai ou mãe, um melhor amigo ou amiga, um melhor profissional. Essa sintonia com o crescimento, olhando para cima, lhe possibilitará perceber o mundo de uma maneira totalmente diferente daquelas pessoas que estão acomodadas ou perdendo seu precioso tempo com reclamações que não levam a lugar algum, ou tentando cerrar as pernas dos outros para ficarem mais altas. É muito fácil constatar que vivemos no mesmo planeta, mas em mundos diferentes. E, o melhor de tudo, é que está ao alcance de cada um de nós escolher em qual deles queremos viver.
No encontro você comentou que as conquistas internas precedem as conquistas externas’. Qual é a importância de ter essa consciência e o quanto ela está também relacionada com preparo e visualização do que se quer. Você pode detalhar?
Evandro Mota – Toda conquista externa está num patamar acima daquele que nos encontrávamos antes de iniciar o processo para a conquista de um propósito. Toda conquista envolve aprendizados, crescimento, sair da zona de acomodação, correr riscos, persistência, resiliência e disciplina, entre outras coisas. Todas as transformações da nossa vida envolvem conquistas diárias que fazemos e que ninguém vê.
Uma afirmação sua, bastante forte, é que no ‘topo não cabe todo mundo’. Mas afinal, como eu me preparo para chegar lá?
Evandro Mota – Querer chegar no topo, todo mundo quer. Se fosse fácil chegar lá, todo mundo chegaria. Todo mundo quer chegar no topo, até a hora que fica sabendo o que tem que ser feito para chegar lá. Para chegar no topo tem que “fazer por merecer”. Aliás, chegar no topo é uma questão de mérito ou de auto exclusão, consciente ou não. Quem se contenta em ser como “todo mundo”, nunca chegará no topo e nem descobrirá o quanto extraordinário pode vir a ser. Na minha atual visão, as conquistas de propósitos acumuladas, resultam no seu atual topo. Quanto mais audaciosos, realistas e desafiadores forem os seus propósitos conquistados, maior estará o seu topo. Saber se preparar e estar sempre em crescimento é a melhor maneira de conquistar propósitos e ir elevando o seu topo.
E afinal, como se tornar um bom líder. Qual é o caminho para ser essa liderança (a exemplo dos grandes treinadores com quem você trabalhou)?
Evandro Mota – Você começa a transformar um grupo numa equipe quando o líder começa a sensibilizar as pessoas da importância coletiva, e consequências individuais, da conquista de um propósito comum. Essa transformação avança quando estratégias de engajamento são desenvolvidas e a equipe toma corpo, quando o prazer envolve todas as ações do processo.
O Diretivo RH está novamente diante de um projeto extremamente desafiador: unir pessoas em torno de um propósito, de construir casas para pessoas carentes, levando milhares de pessoas ao estádio para contribuir com essa nobre causa. Qual dica que você daria para esse time, que está se reunindo em torno desse propósito?
Evandro Mota – A maior dica que posso dar para cada integrante desse time é a de saber aproveitar bem esta oportunidade de conquistar um propósito tão grandioso. Pode ter certeza que todos os envolvidos estarão participando de um ciclo inesquecível de suas vidas. Uma experiência que deixará legados de aprendizagem e crescimento pessoal e profissional.
“Para viver na excelência você não precisa ser o melhor, você precisa continuar melhorando sempre. Todo mundo quer chegar no topo, até a hora que fica sabendo o que tem que ser feito para chegar lá. Na minha atual visão, as conquistas de propósitos acumuladas, resultam no seu atual topo. Quanto mais audaciosos, realistas e desafiadores forem os seus propósitos conquistados, maior estará o seu topo”.
Evandro Mota, Mental Coach Esportivo e Orientador DOM

Adner Uema (Positivo Tecnologia), Regina Arns (Lapidus Network) e Evandro Mota.

Evandro Mota e Regina Arns.
“Todas as transformações da nossa vida envolvem conquistas diárias que fazemos e que ninguém vê”.
Evandro Mota
[box] Evandro Mota, consultor de melhoria de desempenho, Mental Coach Esportivo e orientador do DOM – Desenvolvimento e Orientação Mental.
Engenheiro formado pela PUCRJ e há mais de 23 anos orientador do DOM, onde ministrou cerca de 650 treinamentos para mais de 100 mil pessoas em todo o Brasil, Evandro Mota é um habilidoso desenvolvedor de pessoas. Na área esportiva coleciona ações bem sucedidas. Ele colaborou na preparação de medalhistas olímpicos, equipes de futebol profissional campeãs nacionais no Brasil e no exterior. Também faz parte do seu currículo conquistas de Copa Sul-americana, algumas Libertadores da América, Mundial de Clubes e Mundial de Seleções. Colaborou na preparação da seleção brasileira em duas Copas do Mundo (1994 e 1998) e mais recentemente trabalhou em Portugal, fazendo parte da comissão técnica do celebradíssimo técnico Jorge Jesus. [/box]
Conteúdo por: Angela Wanke.
Fotos por: Rick Nogueira.