A gestão do RH na fábrica do melhor hambúrguer do mundo – Entrevista com Fábio Voelz

Fábio Voelz é diretor de Recurso Humanos do Grupo Madero

Formado em Direito, área em que atuou por 10 anos, Fábio Voelz encontrou no RH sua grande paixão, que o fez trilhar uma carreira muito sólida. Desde 2017 é o diretor de Recursos Humanos do Grupo Madero. Antes disso trabalhou também em outras organizações de renome como a Teka e o Grupo Restoque, que tem a propriedades de marcas como Le Lis Blanc, Dudalina e John John. Em setembro, o Diretivo RH teve a oportunidade de conhecer a Cozinha Central do Grupo Madero, localizada em Ponta Grossa. De lá foi possível saber de detalhes da produção e do dia a dia de mais de 7 mil funcionários, que atuam em 267 restaurantes, distribuídos em 80 cidades do Brasil. Como gerenciar o RH, a cultura e os avanços de um contingente tão plural? É o que tentamos descobrir nesse bate-papo. Confira!

Quais são os principais desafios de um gestor de RH à frente de um time de mais de 7 mil funcionários, distribuídos em 80 cidade do Brasil?

Fábio Voelz – São muitos os desafios em uma empresa tão grande e verticalizada como o Grupo Madero, com muitos negócios dentro de um. Mas, sem dúvida, posso destacar como principais desafios: a) o alinhamento contínuo da cultura entre as diferentes áreas, visto que temos logística própria com funcionários e frota próprios, construímos os nossos restaurantes com equipe de engenharia própria, temos uma Cozinha Central, além dos restaurantes e da área administrativa; b) outro grande desafio é manter a padronização, a qualidade e o alinhamento aos valores empresariais, nas diferentes regiões do país, pois requer muito investimento em treinamento, processo e gestão e, por fim; c) destaco o desafio da grande maioria das empresas na gestão de pessoas, que também é o nosso: desenvolver, engajar e motivar continuamente as lideranças da empresa para que estejam aptas a gerir seus times nesta sociedade em constante mudança.

 

O Madero é uma empresa muito jovem, abriu sua primeira loja em 2005. Como é possível criar uma cultura tão sólida, em tão pouco tempo?

 

Fábio Voelz – Penso que o que faz a cultura do Grupo Madero ser tão marcante e única é um grande desejo e o comprometimento de todos com a qualidade, partindo já do nosso fundador e disseminado para todos os níveis diariamente. A qualidade que vemos em cada produto e serviço, desde o início do processo até o nosso cliente, tem foco nos mínimos detalhes, e tudo isto está presente no nosso dia a dia e é facilmente percebido e disseminado por todos.

Grande parte dos funcionários têm no Madero, seu primeiro emprego. Qual é a função social que o Madero desempenha na vida de tantas pessoas?

 

Fábio Voelz – Hoje realmente contratamos pessoas na maioria de primeiro emprego, tornando mais fácil a adaptação e o alinhamento à cultura da empresa. Muitos deles vêm, inclusive, de regiões mais distantes das grandes capitais. E a nossa função social está em gerar oportunidade, não só dando um primeiro emprego, mas também formando pessoas, ensinando profissões e oportunizando um ambiente onde possam crescer, se desenvolver e, principalmente, alcançar seus sonhos. Temos muito orgulho de oportunizar tudo isso, e ver inúmeros colaboradores crescendo e podendo proporcionar mais qualidade de vida para seus familiares.

Quanto ao crescimento interno, há um plano detalhado para ascensão profissional, com a gerência sendo ocupada principalmente por pessoas que se desenvolvem internamente, e como é realizado o processo de promoções?

 

Fábio Voelz – Cada vez mais procuramos dar oportunidade para a nossa gente, para que cresçam com a empresa. Mas, para que isso aconteça, precisamos no dia a dia utilizar ferramentas para mapear talentos, desenvolvê-los e acompanhá-los. As nossas promoções são por meritocracia, observadas as avaliações de competências e de resultados, formatando com isso um grande mapa sucessório. Temos diversas ferramentas e programas de desenvolvimento implementados para que possamos rodar tudo isso.

O segmento de restaurantes têm uma dinâmica muito grande de turnover. Você comentou que o turnover no Madero é um dos mais baixos do setor, a que você atribui isso?

 

Fábio Voelz – São vários os fatores, mas posso destacar a proximidade que buscamos criar entre líder e liderado com comunicação direta com a alta liderança. O formato de contratação e benefícios, a utilização de diversas ferramentas de medição com foco no clima e turnover, entre tantas outras ações, contribuem para que tenhamos, realmente, um dos mais baixos turnovers do mercado.

 

Alguns funcionários se tornam sócios do Grupo. Como isso acontece?

Fábio Voelz – Esse termo sócio é adotado para o nosso nível mais alto de liderança dentro de um restaurante. Esse profissional tem o papel de gerenciar e garantir todo o processo de qualidade dentro de cada um de nossos restaurantes. Ele é contratado no regime CLT, mas possui participação nos resultados de acordo com as metas atingidas.

“Recentemente fomos indicados ao Great Place to Work e ficamos muito felizes com isso pois acreditamos que essa é uma fase importante para nós. Essa indicação traz um olhar externo sobre a gestão e só alcançamos a posição se, de fato, nosso time está feliz e enxerga aqui dentro que nossas crenças e ações fazem sentido para eles”.
Fábio Voelz, diretor de RH do Grupo Madero

 

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Conteúdo por: Angela Wanke

 

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